A psicoacupuntura é uma abordagem terapêutica inovadora que combina os princípios da acupuntura com conceitos da psicologia contemporânea e terapias corporais bioenergéticas que ameniza o sofrimento psicológico promovendo a autorregulação emocional.
Sua base está no fundamento de que corpo e mente são interconectados, e que os desequilíbrios emocionais e mentais podem se manifestar como sintomas físicos.
Ela tem como um de seus objetivos terapêuticos promover uma escuta plena do próprio corpo para desbloquear padrões emocionais.
Vivemos em um mundo onde o estresse e a ansiedade e outras questões emocionais são cada vez mais comuns. Nesse cenário, muitas pessoas buscam alternativas para o tratamento dessas condições. A psicoacupuntura surge como uma abordagem que combina o milenar conhecimento da medicina oriental com métodos terapêuticos modernos.
A Acupuntura é considerada nos meios científicos e acadêmicos como uma técnica auxiliar da psicoterapia. Hoje psicólogos especializados em Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura podem se beneficiar dessa prática e utiliza-la como instrumento auxiliar no atendimento psicológico. O modo como processamos as emoções pode impactar profundamente a saúde mental.
É comum observar que desequilíbrios emocionais resultam em sintomas físicos. Um paciente ansioso, por exemplo, pode experimentar dores no peito, palpitações e tensão muscular. Emoções e traumas emocionais não processadas adequadamente podem criar bloqueios energéticos resultando em sintomas físicos e psicológicos onde a energia fica estagnada em determinadas áreas do corpo.
O efeito da inserção de agulhas no ponto “C7” na redução do stress psicológico foi observado por Chan et al. (2003).
Cohen, Rousseau e Carey (2004) apontaram a eficiência da acupuntura na diminuição dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor e os distúrbios do sono.
Nayak et al. (2003) mostrou eficácia em pesquisas no tratamento da esclerose múltipla.
A psicoacupuntura envolve mudanças sutis de perspectiva, ela opera com a inserção de pequenas agulhas.
Durante uma sessão de acupuntura é importante prestar atenção ao que acontece no corpo
No momento que as agulhas são colocadas, sutis mudanças vão ocorrendo a partir do relaxamento causado por elas
Um pequeno estímulo inicial, seja uma palavra cuidadosamente escolhida pelo psicoterapeuta ou uma agulha habilmente inserida pelo acupunturista, podem desencadear uma série de eventos curativos.
A profundidade e a amplitude dos efeitos de intervenções sutis servem como testemunhos do poder da delicadeza e precisão. Uma pequena mudança pode reverberar através de todo o sistema.
Através dessa técnica podemos perceber e acolher as sensações ainda não organizadas em palavras com relação a determinados temas de nossas vidas
Temas que ainda se encontram vagos e obscuros pois normalmente ficam fora do radar de nossa atenção.