Entre em contato por email
Siga instagram e facebook

Para acompanhar o meu trabalho e/ou agendar consulta, preencha o formulário ao lado

Nome *
Nome


Rio de Janeiro, RJ,
Brazil

21 96469 2449

Sou Psicólogo corporal, Acupunturista Somático e Facilitador de grupos. Nesse site você vai saber mais sobre meu trabalho, percurso profissional, as técnicas que utilizo em meus atendimentos e vários textos informativos dentro da área de saúde, bem estar e arte.

five-elements-379106_1280.jpg

A Medicina Chinesa e a teoria dos cinco elementos

Os 5 elementos terra, madeira, fogo, metal, água são uma sistematização de nossos ritmos internos e dos estímulos que precisamos para sua harmonia. eles nos ajudam a categorizar como se movimentam nossos líquidos corporais, emoções e consciência.

TERRA  é visceral , impulsiona o corpo para baixo, enraizando, trazendo peso. Seus meridianos são o do baço pâncreas e do estômago que regem as emoções relativas a preocupação e reflexão. Sua desarmonia gera ansiedade e pensamentos obsessivos e sua harmonia gera enraizamento, estabilidade, centramento, uma percepção apurada de nosso próprio eixo.

MADEIRA cuida, acolhe, limpa e nutre com suas raízes, folhas e frutos abraça a terra. Seus meridianos são o do fígado e do vesícula biliar que regem as emoções relativas a raiva. Sua desarmonia gera stress, cólera , ciúmes e sua harmonia geram uma dinâmica cuidadosa e materna, geram nutrição corporal.

FOGO aquece, abre, transforma. Seus meridianos são o do coração e do intestino delgado e circulação-sexualidade (pericárdio) que regem as emoções relativas a alegria. Sua desarmonia gera euforia, insonia e um corte entre sexualidade e amorosidade. Sua harmonia gera criatividade e aumento das sensações calorosas e amorosas.

METAL é leve, migratório e sensibiliza o corpo. Traz a experiencia do caos, dos movimentos aleatórios e pulsantes no jogo e na dança. Seus meridianos são o do pulmão e da intestino grosso que regem as emoções relativas a tristeza. Sua desarmonia gera melancolia, depressão, problemas de pele e fraqueza do sistema imunológico. Sua harmonia gera espontaneidade e suavidade.

ÁGUA é vastidão, completude, integração. Seus meridianos são o do rim e da bexiga que regem as emoções relativas ao medo. Sua desarmonia gera paralisia e fragmentação. Sua harmonia gera conexão e a sensação de “religar” com o universo, uma sensação oceânica.  A água é um elemento que envolve qualquer objeto assim o como o líquido amniótico envolve o bebê.