Entre em contato por email
Siga instagram e facebook

Para acompanhar o meu trabalho e/ou agendar consulta, preencha o formulário ao lado

Nome *
Nome

Rua Senador Dantas 117, 1723
Rio de Janeiro
Brasil

21964692449

Sou Psicólogo corporal, Acupunturista Somático e Facilitador de grupos. Nesse site você vai saber mais sobre meu trabalho, percurso profissional, as técnicas que utilizo em meus atendimentos e vários textos informativos dentro da área de saúde, bem estar e arte.

O que é Esquizoanálise

Esquizoanálise

O que é Esquizoanálise

Bruno Cuiabano

Saber errático, um saber intersticial, um saber nômade, A esquizoanálise pega diversos elementos de cada campo do saber e do fazer e tenta grega-los em novas conexões para criar uma ideia nova. Não é um ciência, não é uma disciplina, não tem objeto específico, não tem aparelho teórico conceitual restrito.

esquizoanálise.jpg

O inconsciente e o desejo são a substancia mesma da realidade (Espinosa) que se repete como diferença que é o ser do devir. Também é vontade de potencia afirmativa e ação das forças positivas (Nietzsche), virtualidades (Bergson) que não existem mas são reais. O inconsciente se autogera em agenciamentos desejantes.

Deleuze e Guattari, formaram juntos um saber chamado Esquizoanálise, que pode ser pensado como uma forma contemporânea de clinica psicanalítica ou também como outro setor do movimento Institucionalista Francês.

Existe uma interpretação Freudiana em que o Id é pensado como um caldeirão fervente, cheio de estímulos. No qual a pulsão de vida funciona segundo o processo primário. Numa “usina” propiciando, de maneira anárquica, estados completamente novos.

Levam as proposições freudomarxistas até extremos pós-freudianos e pós-marxistas - A determinação em ultima instância – Marx afirma que a vida social está estruturada pela atividade econômica.

Também fazem essa reformulação baseados em contribuições de disciplinas atuais como a filosofia da diferença, a macrofisica, a microfísica, a biologia molecular dentre outros campos teóricos contemporâneos

olhar da ciência.jpg

Deleuze e Guattari também apoiados na arte, na literatura constroem uma definição de desejo com sendo uma força imanente e produtiva, não fazendo parte somente do sistema psíquico. Não é uma das forças separadas que animam a vida social e natural. Desejo é produção e produção é desejo. Na medida do processo primário inventado por Freud.

Sobredeterminação - Determinação complexa na qual todas as instancias participam de todo e qualquer dos efeitos e resultados. Para Freud sobredeterminação era um modelo de causalidade da segunda tópica em que Id, Ego e superego funcionam da mesma maneira como definida anteriormente. Com um definidor, uma determinação dominante que no caso gera qualquer efeito psíquico.

Deleuze e Guatatari afirmam uma determinação causada por uma grade aberta, uma malha aberta de funcionamentos interpenetrados, que eles denominam lógica rizomática.

“Qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a qualquer outro e deve sê-lo. É muito diferente da árvore ou da raiz que fixam um ponto, uma ordem”. (DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, v.1. op.cit., 2004, p.14)

"É impossível exterminar as formigas, porque elas formam um rizoma animal do qual a maior parte pode ser destruída sem que ele deixe de se reconstruir. Todo rizoma compreende linhas de segmentaridade segundo as quais ele é estratificado, territorializado, organizado, significado, atribuído, etc; mas compreende também linhas de desterritorialização pelas quais ele foge sem parar.” (DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, v.1. op.cit., 2004, p.17)