Entre em contato por email
Siga instagram e facebook

Para acompanhar o meu trabalho e/ou agendar consulta, preencha o formulário ao lado

Nome *
Nome

Rua Senador Dantas 117, 1723
Rio de Janeiro
Brasil

21964692449

Sou Psicólogo corporal, Acupunturista Somático e Facilitador de grupos. Nesse site você vai saber mais sobre meu trabalho, percurso profissional, as técnicas que utilizo em meus atendimentos e vários textos informativos dentro da área de saúde, bem estar e arte.

Elemento Madeira

Corpo - Energia e Emoções

Elemento Madeira

Bruno Cuiabano

Dentro da teoria dos 5 elementos na Medicina Chinesa a MADEIRA inicia, expande, cuida e limpa. Rege a emoção da raiva

Movimento: A Madeira visa trazer expansão e fluidez emocional. É um movimento ligado ao nascimento e tem o olho como órgão de expressão. Parte bem arcaica de desenvolvimento e uma das primeiras couraças Reichianas. Sua voz é o grito.

Seus meridianos são:

Fígado (F) coordena e determina o ritmo de atividade dos outros órgãos do organismo. Acumula energia tóxica proveniente de todos eles de todos os níveis, físico mental e psíquico. Quando está em harmonia vivemos determinação e equanimidade.

Vesícula Biliar (VB) age sobre a coragem e o espírito de determinação.

A desarmonia deles gera stress, cólera , ciúmes, indecisão ou sensação de não esperança, dores nos olhos, dificuldades de audição, tonturas, depressão, enxaquecas.

Alongamento e toque do Elemento Madeira

alongamento madeira

Sente-se com as pernas esticadas e tão separadas quanto possível. Vire o corpo na direção de uma das pernas, incline-se para frente e segure o pé com a mão do lado oposto. Relaxe e traga o tórax de encontro à perna. Como sempre, traga o movimento a partir dos quadris, mantendo as costas relaxadamente eretas. Repita os movimentos agora com a outra perna.

Você está alongando o meridiano do fígado na perna oposta, e não na em que você está inclinado.

O toque madeira deve ser feito com mais pressão. Todo a perna e região abdominal da pessoa deve ser acolhida em suas mãos e braços. Devemos utilizar deslizamentos longos, fluídos e contínuos

Livro: Zen Shiatsu - Equilíbrio Energético e Consciência do Corpo
Ilustrações: César Lobo